OS POVOS
INDÍGENAS E A PANDEMIA
Eline Juvita de Lima
Índia Wassu-Cocal
Historicamente
falando, os povos originários desse território denominado por seus
colonizadores de “Brasil” tiveram seu processo histórico marcado por constantes
episódios cercados de atos de violências e crueldade, dos quais resultaram em
consequências devastadoras para esses povos.
Uma
história sangrenta, escrita, literalmente, com o sangue de inúmeros
“indígenas”, que perderam tudo que consideravam de mais sagrado: Sua liberdade,
seu território, seu direito de ter sua própria identidade. O processo de
repressão perdurou, desde a invasão do território até os dias atuais, onde a
sobrevivência desses povos segue uma trajetória marcada por lutas constantes e
batalhas diárias travadas principalmente contra o preconceito e a ganancia
instaurada que se apresenta sem limite, em meio a um país extremamente
capitalista, onde o lucro e o acúmulo de riqueza são o foco de uma parcela da
sociedade detentora do “poder”, que domina o Estado, dita regras e leis que
cada vez mais têm desfavorecido os povos originários.
Desde
o período da invasão, muitas mortes foram causadas, muitos povos foram
dizimados através de massacres e dos inúmeros atos de violência. Outros modos
de viver foram impostos. E com os invasores, além do terror que trouxeram com
seus atos bárbaros, também causaram o adoecimento de muitos indígenas, através
de doenças físicas como gripes, DST, entre outras; também causaram o
adoecimento da alma, como a depressão. Muitos perderam a vontade de viver, e,
consequentemente, ocorreram ondas de suicídio como forma de fugir da catástrofe
que se instalou na vida desses povos.
Seguindo
esse processo doloroso, os povos originários foram aprendendo a sobreviver,
muitas coisas tiveram que ser mudadas: costumes, línguas, moradia, religião.
Novos costumes foram introduzidos.
Surgiram movimentos, simpatizantes da causa
indígena. Algumas politicas foram criadas. Discutiu-se e se aprovou um modelo
de atenção a saúde dos povos indígenas cujo conteúdo fala de execução de uma
atenção primária com respeito às especificidades de cada povo. Embora, desde
sua criação, ainda não seja exercida em sua plenitude, conforme seu conteúdo, a
criação da Política Nacional de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas (PENASPI)
amenizou a situação de sofrimento no quesito “saúde”.
Então,
de repente em um momento no qual se pensa que as questões estão dominadas, que
os programas criados e executados são eficazes na redução de danos, na
prevenção e promoção da saúde, a ponto de diminuir a mortalidade entre os
indígenas... surge uma nova doença, que se espalha por todo mundo e que
rapidamente chega à aldeia, e que oferece perigo letal.
O
mundo para; o Estado elabora protocolos que implica mais uma vez na mudança de
hábito, e começa uma nova guerra, desta vez contra um inimigo silencioso e
perigoso, que inesperadamente chegou com a capacidade de provocar mais uma vez
o extermínio de vários povos.
É perceptível
o conflito de pensamentos, os dilemas vivenciado pelos membros da comunidade,
que apesar de vários meses com o mesmo assunto em pauta de discussão, têm
presenciado o novo coronavírus se
alastrando rapidamente nos territórios. Apesar de alguns líderes políticos não
facilitar nem incentivar a população quanto à necessidade de seguir as medidas
de prevenção, contamos com equipes de saúde guerreiras nos territórios, que
trava lutas diárias contra a COVID19, executando diversas ações no enfrentamento
contra esse inimigo silencioso que já provocou a partida de muitos parentes que
transitam no território nacional.
É
possível observar que a medida de isolamento tem sido um desafio, pois é uma
prática que embora necessária para o momento de pandemia, contradiz tudo que
foi defendido até os dias atuais, que é a privação do direito de ir e vir.
Hoje,
as aldeias se dividem em situações diversas: de um lado, tem uma parcela do
povo que temem a doença, que procura seguir o que está sendo orientado a fazer.
Do outro lado, existem aqueles que banalizam a situação, ignoram os riscos e se
colocam em uma situação que causa perigo para toda comunidade.
Aguarda-se
ansiosamente que a tempestade passe, que se encontre uma cura. Mas no meio
disso tudo, existe uma certeza: a vida não será mais a mesma. Só quem passou
pelo drama de ver seus parentes adoecendo, correndo risco de morte, quem
vivenciou o pavor de ser encaminhado ao hospital, de ficar em quartos sombrios
sem ter o direito de vivenciar a agonia na companhia de um rosto familiar, sabe
o peso psicológico dessa situação. Não há dor maior do que a perda precoce de
um ente querido.
O
isolamento social é uma necessidade do momento, mas que tem sido um gargalo, no
que se refere a seu cumprimento. Há muitas resistências entre as pessoas
notificadas como casos suspeitos e até mesmo entre os casos confirmados. Se
percebe também um descaso de muitos representantes de seguimentos da sociedade
diante da gravidade que a situação exige. Tais comportamentos favorecem o
crescimento dos casos confirmados e do adoecimento de grande parcela da
população.
A
movimentação no território indígena mudou, um clima tenso foi instaurado. Tudo
que se faz tem um misto de incerteza e preocupação. Vários questionamentos têm
sido feitos. Pensa-se na execução das atividades cotidianas, nas formas de
subsistências. Como sobreviver em meio a uma pandemia? Como praticar os rituais
de forma segura? Como viver carregando uma incerteza que não tem hora para
acabar? O que realmente é seguro?
Todos
esses questionamentos fazem parte do leque de pensamentos complexos que rodeia
a cabeça de muitos indígenas, e de outros seguimentos da sociedade. Os povos
indígenas fazem parte de um grupo historicamente marginalizado, que tem
inúmeras lutas pendentes no que diz respeito a questões territoriais,
educacionais e até mesmo de saúde. Povos estes que têm o hábito de lutar pela
participação efetiva nas discussões que dizem respeito à construção e
efetivação de políticas públicas. Hoje, vivem uma situação que exige uma
urgência de ações protetivas; porém os espaços de discussões se encontram
praticamente fechados, impossibilitando o avanço em muitas questões. Por mais que
existam recursos tecnológicos, a essência dos indígenas está interligada a seus
rituais, as grandes reuniões onde reflete a importância de sentir o calor
humano, além das praticas de suas danças e rituais de curas que os fortalecem e
os fazem sentir parte do que é mais sagrado, onde existe uma ligação direta com
a cosmologia, refletidas em crenças que envolvem o sobrenatural. Esses rituais ocorrem
em meio a tensão do momento e, muitas vezes, são ainda mais criticados por
conta das possíveis consequências que as aglomerações podem causar.
A
pandemia impulsionou a utilização de outros veículos de comunicação que
interligam algumas pessoas – a exemplo das lives –, mas fica longe das práticas
tradicionais e do modelo de discussão utilizados pelos povos.
A
aldeia silenciou; a presença de expressões de temor ainda é evidente na face de
muitos. Tem sido longos meses de tentativas de adequações a qual a situação
exige. São tempos de espera, de incertezas. Muitas questões estão paralisadas,
muitas caminhadas estão deixando de ser realizadas por conta da necessidade de
conter a propagação da doença, dos temores que ela provoca.
É
fato que lidar com o desconhecido é algo que na maioria das vezes apavora,
porém, está escrito na trajetória desses povos o constante convívio com
situações inusitadas, que sempre exigiram atenção, disciplina e adoção de
comportamento que muitas vezes foram decisivas no processo de sobrevivência. Hoje,
a situação é complexa, cheia de contravenções. Existem atuações contraditórias
entre os próprios governantes, que desarticula e induz processos sociais que
vão no sentido contrário as medidas de proteção que o povo deve praticar.
Talvez tal ação faça parte de um processo perverso, que tenha o objetivo de
extermínio da massa pobre, pois são esses que tem mais dificuldade de acesso
aos serviços públicos, em uma situação denominada de “normal”, imagine em um
momento de pandemia no qual estamos vivendo. Mais de cem mil pessoas morrendo,
dentro desses números, muitos indígenas inseridos. Muitos não tiveram direito
sequer a lutar em um leito de UTI, que teve sua luta encerrada sem acesso as
todas as possibilidades de tratamento.
Não tem sido
dias fáceis, nem para a população, nem tampouco para os profissionais de saúde,
que vivem entre a “cruz e a espada”. São muitas mudanças que o momento exige. A
cada dia, tem sido colocados novos testes de sobrevivência, e o que serve de
motivação é a esperança de que dias melhores virão; que cada um vai transitar
livremente por seu território sem ameaças, sem sustos, sem o fantasma dessa
doença que tem perseguido e tem feito muitos guerreiros e guerreiras tombarem –
inesperadamente – acelerando o curso natural da vida, que é o bem mais precioso
que cada ser humano carrega.