quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Luiz Sávio de Almeida. Catolicismo popular: a Pedra do Padre Cícero e o problema do feijão

 

sábado, 14 de junho de 2014

 

Catolicismo popular: a Pedra do Padre Cícero e o problema do feijão


Faço uma homenagem ao Padre Cícero, Beata Mocinha e Padre Cícero.
Uso uma música gravada por Luiz Gonzaga. Não pedi permissão e não sei se me atrevo contra direitos autorais. É apenas uma homenagem a um homem a quem devo imensamente na minha formação. Na verdade, escuto a minha avó Dondon cantando a homenagem à Santa Beata Mocinha. Seu Dono, o senhor desculpe e se mandar eu tiro.

Texto publicado em Contexto de 22 de janeiro de 2012 em Tribuna Independente. Para este blog, estamos utilizando material digitalizado e com gerenciamento das imagens realizado por Kellyson Ferreira, com a coordenação do Professor Antônio Daniel Marinho.


A Pedra do Padre Cícero e o problema do feijão
Luiz Sávio de Almeida




 Esta é uma pequena nota escrita após conversa com Cícero Lima, filho de José Lima (falecido, uns 20 anos), o homem que pagou sua promessa ao Padre Cícero, construindo a capelinha que fica em cima da pedra e também a grande que olha para a margem da estrada. É como se para a capelinha estivesse reservada a paisagem a leste, e à grande fosse reservada a mirada para sul, dando para um pé de serra e para o assentamento Santa Maria.
 
UMA VISITA CONSTANTE




Tenho estado no local, desde quando a estrada era de barro e sempre tive vontade de escrever alguma coisa sobre ele. Não conheci o José Luiz, mas sempre que passava e a porta da bodega estava aberta, eu tomava refrigerante e conversava com a esposa do romeiro. Sabia que o lugar havia resultado de uma promessa, mas não tinha a ideia de que tudo estava se transformando em um denso ponto do sagrado popular alagoano.
 
Hoje, o lugar não cresceu em termô de moradores, não se tornou uma das povoação do tipo sertanejo, mas existe cemitério para atender a redondeza e mais uma igreja foi construída, desta feita para abrigar a imagem de Santa Edvirges e que foi trazida pela mãe de Cícero Lima, justamente, da cidade do Juazeiro do Norte, cidade onde Padre Cícero está enterrado. O lugar é a casa de morada, a capelinha da Pedra, a capela vizinha, o cemitério e a Capela de Santa Edvirges. A capela grande foi sendo aumentada, na medida em que o lugar crescia como centro de devoção.
 
A beleza do termo redondeza
 
Este termo redondeza é interessante; é como se o mundo fosse pensado em círculo e de repente tudo termina em aparente sem mais e nem menos, com um ponto final deslocável. Absoluto mistério na construção das fronteiras. Quando é que o espaço deixa de ser e estar neste redondo? Mas lembro agora que existe também a palavra quadra, termo bem mais urbano, semelhante à ideia de quarta que fica em quarteirão.
 
O que se escuta, na verdade e no meio rural especialmente, é redondeza, indicação mais ampla do que vizinhança, um modo sábio de estabelecer limites, tão preciso quanto a medida do ali indicada, também, pela légua de beiço.
 
AS BENTAS TOALHAS


 Tudo começou em torno de uns 53 anos. José Lima sempre foi devoto do Padrinho e ia de caminhão ao Juazeiro. Não sei a graça que alcançou, mas foi o suficiente para fazer as duas capelas e lançar mais um santuário a cultuar no complexo montado em honra do Santo do Juazeiro. Aliás, é rara a localidade em Alagoas que não tenha uma imagem do Padre, praticamente tornada um padrão, com ele em pé, vestes sacerdotais e o cajado como se fosse um báculo caboclo. É como se o Padre não descansasse, tivesse de ser um Padre-andando desde os acontecimentos do sangue na boca da Beata Mariae o caminho tão longe e tão cheio de pedra e areia, como diz o bendito dolentemente cantado pelos romeiros que se aventuraram pelas antigas estradas sertanejas, hoje fitas pretas de asfalto, no desengonço da paisagem.
 
A SUBIDA AOS CÉUS
 
Sempre se tem uma pessoa pagando promessa, pois a vida e a promessa não têm data fixa e nem móvel. Apenas elas têm data a vir do cotidiano. O grosso, contudo, é no dia da morte do Padre Cícero. Tudo enche e tudo se esvazia em um de repente. E tem que ser assim pois o lugar nada tem do que chamam de equipamento urbano, embora pudesse se ancorar em outro canto, pois está a uns poucos quilômetros de Santana do Ipanema, talvez quatro léguas e meia, um pouco depois do Pai Manoel e um pouco antes de Dois Riachos, o antigo Garcia, povoado nascido de acampamento de cassacos que faziam a estrada, conforme me lembrou o Zé Pinto. Fora as casas do pé de serra e do assentamento, mais nenhuma. A terra termina no Sítio do Imbé e para ter casa vão ser precisos uns três a quatro quilômetros para traz do terreno; nem tem pelo lado direito e nem tem pelo lado esquerdo. A Pedra de fato é s e mais sozinha seria se não houvesse o assentamento. No dia 19 começa a chegar gente e, quando dá por volta de cinco da tarde do dia 20, tudo desaparece em um milagre. É gente que vem na maioria vestindo preto, algumas de luto carregado por conta da ida do Padrinho ao céu.
 
Caminhão de romeiro desapareceu. A fiscalização não permite. O que aparece é carro de passeio, camioneta, van, ônibus. E por aí chegam umas sete a oito mil pessoas e tudo enche, parecendo um formigueiro. É gente de Alagoas, Pernambuco, Bahia. Os povos deixam o rastro com mãos, pés, cruzeiros, tudo aquilo que demonstre o retorno ao santo, montado no material dos ex- -votos, narrativas e depoimentos feitos para testemunho da bondade do santo e, ao mesmo tempo, um solene agradecimento público deixando provas. 

 O POPULAR E A HIERARQUIA
 

É bem possível que tenha acontecido problemas com a
hierarquia católica da região, pois o Bispo chegou a proibir ]
que se rezasse Missa, um pouco  recuperando a desconfiança que a hierarquia sempre depositou sobre os poderes do Padre Cícero, sendo interessante verificar como o popular jamais foi realmente impedido de manter suas criações, com a força de Roma não sendo capaz de quebrar formas locais em parte derivadas das antas Missões.
O Bispo reconsiderou a questão que possivelmente enfraqueceria a vinda de pessoas, sempre aumentado o fluxo, quem sabe facilitado pelo asfalto, pela renovação e ampliação dos modos de acessos. Inclusive estava sendo pensada uma Missa mensal. Em parte, o problema era atribuído ao pároco, considerado muito rígido. Faleceu. Em 2009 não houve Missa. 

E O LUGAR SE ENCHE


O pessoal chega e aparecem por mais ou menos umas mil barracas, que ficam por detrás da •Igreja. E vendem tudo quanto é de coisa, como se fosse uma feira livre. Os romeiros praticamente não dormem. Começam a chegar por volta de uma hora da manhã do dia 19, ficam andando, zanzando, pagam a promessa e quando é cinco da tarde do dia vinte, praticamente todo mundo foi embora. 

No ano passado, 2009, foram 120 ônibus e entre todos os veículos tem-se em torno de 600. A escada é controlada para não haver acidente e nisso trabalham umas quaro pessoas e mais umas seis ficam nos lados do cemitério, onde, justamente, fica a feira. A segurança é dada pela polícia que aparece, mas não precisa, pois tudo fica aos cuidados do Padre Cícero e nunca se teve o menor acidente.

UMA MUDANÇA NA ECONOMIA
 
O pessoal de José Lima para viver ficou com o gado. Acabou-se a possibilidade de colocar roça e nisso vão embora a mandioca, o milho, o feijão, o que é chamado de lavoura de subsistência para quem tinha condição de assalariar. Bem em frente à Pedra do Padre Cícero, avista-se um pé de serra se desenhando no horizonte e mais para a beira da rodagem está o assentamento Santa Maria.

Hoje não interessa colocar roçado fora da linha da sobrevivência e isso se deve ao que acontece com a mão de obra, segundo a tese levantada pelo Cícero. Seria esta uma expectativa sertaneja? Poderia sua opinião ser estendida para o sertão? O problema seria o comportamento da força de trabalho, que tem de sair para ter ingressos monetários e vai para o açúcar alagoano, chega a Mato Grosso e Paraná. Isso teria diminuído o estoque de força de trabalho na região, encarecendo os custos para feijão, milho. A falta de disponibilidade de mão de obra maximiza os custos de produção.

Na medida em que isto ganhe escala, interfere na economia política do pé de serra e nos esquemas de produção que se desenvolvem. A roça feita na base do trabalho pago, oneraria a produção e seria melhor comprar do que produzir.
 
Esta análise leva a que se entenda a migração da mão de obra a reorganizar a produção local, na medida em que se efetiva em escala, deixando, portanto, uma  baixa disponibilidade e, por outro lado, demonstra o modo ou a sistemática de assalariamento.
 
Esta situação deve ter atingido enfaticamente a área, entre cinco a dez anos atrás, segundo Cícero. Ele argumenta a razão de saída como a necessidade de se ter ingressos monetários durante todo o ano, sustentar-se pelo dinheiro recebido mensalmente. Ficando no local, o trabalhador estaria circunstanciado pelo período de safra: não teria ganho mensal.
 
Não seria somente o quantum que estaria implicando, mas ele associado ao mensal. O período de safra não permitiria juntar ganhos para viver o ano. Foge à massa de recursos disponíveis para o gerenciamento da produção, a possibilidade pagar à força de trabalho ou ela estaria ajustada para efetivamente não pagá-la, devido a inúmeros fatores.
 
Há uma espécie de flutuação de sertanejo, não permitindo o retorno, a (re)fixação. O próprio assentamento estaria sendo afetado; fica o dono do lote, mas a mão de obra adulta sai. Esta movimentação institucionalizou o gato; existem os de fora e os locais. Os gatos passam a lucrar com a intermediação do fluxo.
 

E eles tanto suprem as usinas de Alagoas, como mandam para outros Estados. A mão de obra volante passa pela situação sertaneja. Isso afeta a agricultura e não à pecuária, atividade que envolve menor número de pessoas e que a própria mão de obra familiar pode dar conta. Ainda é possível ver muitos plantios, mas a área plantada teria diminuído. Há uma redução na área. A mandioca se deixou de plantar, as casas de farinha foram acabando.
 


Na medida em que se leva em consideração que o pé de serra vem perdendo a força de trabalho adulta, esta condição maximiza a função econômica da mulher e de menores? Seria algo a investigar, a discutir, ponderar. Cícero afirma que no tempo do pai, a pecuária e agricultura davam por igual. Hoje não. O que acontece no pé de serra? Com a mulher?
Na verdade,foi uma conversa de levantar boas pistas.

Flávio Soares Salgueiro e João Paulo de Carvalho Vasconcelos. Uma pessoa: a morte e vida de seus sonhos no meio da droga e da rua

 

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Uma pessoa: a morte e vida de seus sonhos no meio da droga e da rua

 
Texto publicado em Contexto de 23 de dezembro de 2011 em Tribuna Independente. Para este blog, estamos utilizando material digitalizado e com gerenciamento das imagens realizado por Kellyson Ferreira, com a coordenação do Professor Antônio Daniel Marinho.  

UM PEQUENO BILHETE SOBRE OS CAMINHOS DA VIDA NESTE IMENSO
NATAL DE 2011 
Este é um depoimento dado por uma vida que se esconde em Maceió. É a história de Maria Lopes (nome fictício para sua proteção), mulher de 24 ano, cativante e inteligente e que teve abortado o sonho de ser modelo. O texto faz parte do acervo do Banco de Dados sobre Direito, Sociedade e Violência do CESMAC e foi produzido a partir da pesquisa de acadêmicos estudiosos da questão. Para Contexto, é quase uma fala trágica e poética. Contexto pede para que seja atendido o apelo de Maria Lopes e que você, ao encontrar a gente de rua, faça uma reverência aos que conseguem sobreviver às labaredas do inferno urbano. A base de Contexto, nesta edição, foi montada pelas gravações de dois acadêmicos membros do Núcleo: Flávio Soares Salgueiro e João Paulo de Carvalho Vasconcelos. O trabalho deles consistiu em registrar o depoimento, mas isso é extremamente importante, um pequeno começo.
Jingle Bell para todo mundo e um beijo no coração das Marias Lopes!
Sávio de Almeida 

Um pouco sobre a vida de Martia Loopes. Uma  vivente das ruas 

 Luiz Sávio de Almeida


 Maria Lopes é uma vida nas ruas de Maceió, desde seus tempos de adolescente. Ela é uma rueira, como parece se costumam tratar. Seu sonho era simples: ser modelo, sinal de que se via fisicamente na categoria das belezas de passarela. Ela é uma rueira, como se chamam. Âs vezes, seu depoimento parece ir além do real, como se nos revelasse o fantástico de um imaginário acossado pelo cotidiano. Nosso interesse na conversa, era sentir a ideia que ela fazia da sociedade, do poder e do Estado. Como Maria Lopes abordaria e falaria sobre o significado que essas categorias teriam para ela? Ou, também, o que ela nos daria possibilidade de inferir a partir de sua fala?

A droga entra pesada; o ESTADO é um estado-serviços e tem cara, rosto certo. O que ela fala sobre a polícia é contundente, não importando se é fruto ou não da sua construções de verdades. Seria uma vingança? Uma forma de tentar avaliar o quadro pelo que ela tem mais de acesso que é o bandido? E ela se coloca como se não tivesse escolha: para ela, do seu ponto de vista, melhor o bandido e aí, ela necessariamente tem que encontrar uma brecha para justificá- -lo. E nasce um jogo: ele mata para não morrer, como se o crime fosse a justificativa para uma cadeia de crimes. Maria Lopes está entre o bem e o mal? Na verdade, o que são bem e mal para Maria Lopes? Existe isso?

Será que Maria Lopes se vinga do Estado que a pune e o pune por uma forma típica de verbalizar as contradições? Neste depoimento, em nada pesa se o que é dito é verdadeiro ou não; importa que pode ser dito, quem sabe com uma amarra na realidade, quem sabe por achar que deve ser assim? Será que a Maria Lopes vinga-se da sociedade ao falar no estado? São muitas e muitas as perguntas que tornam a entrevista um fértil material para hipóteses.
 
E possível que haja a possibilidade de ter acontecido uma interferência errada da polícia? É sim. Mas se pode a partir daí, criminalizar a polícia? Como? O importante é que a ausência da plena cidadania, como se pode deduzir, leva a encontrar e realçar acentuadamente as marcas de perseguição pelos que dão vida ao estado. O que se fala da saúde, é o mesmo que se fala da polícia. E possível que aconteça um fato? É possível. Isto leva à crimi- nalização da saúde? A ausência de um sentido de cidadania, leva a que o quase ou não-cidadão construa a solidão cívica, como está na lógica da preferência ao bandido, seguramente exótica, mas possível.

O bandido está bem mais próximo ao perfil de vida, do que a polícia. Um estimula, o outro reprime, gerando a agonia de um mundo onde tudo é possível, onde o punitivo é bem mais efetivo do que o não-punitivo. Ela diz entender as razões do traficante, embora condene as mortes. Ela diz ser inaceitável o tipo de relação que a rua tem com a polícia. Onde estão o começo e o fim desta análise que ela realiza? A que ela conduz?

E o seu modo de perceber ou de elaborar sobre a vida. O estado está nas entrelinhas e com ele o direito e a vida. Posso de tudo isto, apenas tirar uma conclusão: o todo da rua é a parte que a ela aparece e sobre a qual ela elabora; isto deve ser a base de todo o exercício das estratégias que tem de agendar. Quando a Maria Lopes fala, não resta dúvida que aproveita a ocasião e atira. Eu chego a pensar que Maria Lopes soma em sua fala, inúmeras outras vidas de rueiros, como se ela encontrasse guarida para o que - seria de todos.
 
O interessante, é que Maria Lopes se identifica a um grupo, que, mesmo informe, demanda senso de pertença. Há um trecho importantíssimo, quando ela reivindica para todos. Em nenhum momento, Maria Lopes choraminga e até mesmo traça o perfil do político que mereceria voto: aquele que atendesse à gente da rua, uma espécie de sociedade ambulante que vive nesta Maceió. A miséria é vista no coletivo dos que perambulam, estão aqui e ali, moram lá e cá, daqueles que jamais diriam de um domicílio, apesar de tão sabido.
 
Outro ponto para ser verificado na leitura deste documento, é que ela não sai distribuindo culpas pelas escolhas pessoais que são realizadas. Por outro lado, seus apelos são dirigidos à sociedade e, aí, Maria Lopes reivindica, essencialmente, que se quebre o preconceito.
 
Maria Lopes não séria possível aqui no Contexto para dialogar conosco, se não contássemos com os  com os trabalhos do Núcleo. Maria Lopes é uma figura humana, que pede igualdade. E de cortar o coração - como diria a minha mãe -, quando se lê a imensa vontade que tem Maria Lopes, de comer uma pizza em família. Contexto jamais assumiria a responsabilidade de dá-lo como sendo obrigatoriamente verdadeiro no todo ou em parte. Seria impossível enveredar por aí.  O que sabe é simples: o depoimento deve estudado eé matéria prima para análise desta relação entre o direto, a sociedade e a violência. 
Contexto foi e como o documento, também, um mero canal de informe sobre o que pensa uma pessoa de rua. E um documento que deve ser lido com carinho e cuidado pelo estado e pelo cidadão comum. Seria ótimo que a polícia o estudasse, que a saúde o estudasse. E que talvez estejamos diante de duas perguntas aparentemente tolas: a) o que seria uma segurança própria para o rueiro que vem sendo assassinado e b) qual seria uma saúde rueira? Temos que aprender um pouco a olhar o mundo por baixo, onde, muitas vezes, as vidas se desmancham. E uma boa oportunidade ler este material produzido pelo Núcleo que é nosso parceiro. Levy-Strauss certa feita e tomando Rousseau como base, tratava do ganho hermenêutico sobre a discussão de algo semelhante a este depoimento: não importa se é verdade ou não, o fundamental é que se tem de ter uma consistente discussão sobre ele.
Mas Natal não é um tempo para tanta racionalização; é para sentir mais uma vez, o apelo fraterno que deve nos circundar diariamente.
Feliz Natal Maria Lopes! É o que Contexto lhe deseja.
 
A POLÍCIA E A IMAGEM QUE MARIA LOPES PASSA
 
Os próprios policiais estão ali. Ao invés de pegar, levar preso, não... Pega, maltrata, chuta, joga ... Quando a gente tava usando a droga, tomava o cachimbo da gente, batia na gente e eles não tinham direito de fazer isso com a gente, com nenhum drogado, com nenhum dependente químico, eles não tinham direito. Principalmente as mulheres que apanhavam por policiais homens.

Então eu dou mais valor aos bandidos do que a própria polícia. Quando deve, é diferente. Eu achó assim que cada um mantém o vício quando.pode, quando não pode, tá errado, tem que pagar mesmo. Eu não acho certo, entendeu? Pòrque ninguém tem direito de tirar a vida de ninguém, a não ser Jesus. Matam.
 
Aconteceu com meu ex-cunhado. Ele tava vendendo droga no ponto dele, não sei de onde o dono dele é, não posso dizer, e chegaram e mataram ele. Bem pertinho dela, porque ele devia droga, não pagou. Então se ele não paga o cara, o chefe, o próprio chefe manda matar ele. Porque não é dele, ele já pega de outra pessoa pra vender. Então como eles pegam de outra pessoa pra vender, ele não tem como pagar do bolso dele, ai ele paga com a própria vida, por causa de um rueiro.
 
Porque eu acho assim, uma pessoa que deve e não tem condições de pagar ou deixa o vício de uma vez ou vai pra longe, vai ver se consegue construir a vida de outra maneira e longe. Mas tem gentÈquév deve e fica ali no mesmo canto ou então vai pra outro canto e faz pior. Uma pedra e R$ 5,00. Eles dão um tempo certo pra vim pagar: “Vou dar 3 dias pra você me pagar”; depois desses 3 dias eles não vendem mais. Agora se você pagar eles vendem a você novamente, mas se você não pagar ele já vai atrás de você pra matar. Seja o valor que for. Seja R$ 5,00, seja R$ 20,00...
 
Porque eu acho assim...toda mulher de programa, ela tá ali porque precisa. Pode ser pra manter a família em casa, pode ser pra manter o vicio, como era o meu caso. O traficante quando ele quer fazer um programa com a gente, ele não vem assediar a gente, não vem pegar gente a pulso que nem a polícia faz. Eles paga, eles dá 2 pedras, 3, dá o dinheiro. Aí a gente vai e faz o programa.
 
Já, já fui estuprada. Por policias não. Fazendo programa eu já fui estuprada duas vezes. Mas é como diz a história, você vive no vício da droga só quer saber dela, quanto mais usa, mais você quer. Quando a gente entra ali no carro pra fazer um programa, a gente tá sabendo que vai, mas não tá sabendo se volta.
 
O crime que eu já pratiquei eracomigo mesma de estar vendendo meu próprio corpo por mixaria, por besteira, mas crime não. O crime que já cheguei a roubar, roubava dentro de casa, nunca roubei na rua não. O mundo da droga. Veja, algumas drogas, a gente se torna um zumbi das drogas, a gente quer mais e mais, ai a solução quando a gente num acha rápida pra se prostituir é roubar.

A vida de Maria Lopes não é sopa!
(Conversa mantida com Flávio Salgueiro e João Vasconcelos) 

Tenho 24 anos, 2 filhas. Elas moram no Tabuleiro, com a minha mãe e meu padrasto. Eu só queria saber de ficar no mundo, droga, me prostituir. Ai minha mãe disse que ia criar; aceitei, e graças a Deus estão muito  bem criadas. Nasci aqui mesmo em Maceió, Tabuleiro.

OS AMIGOS E A ONDA DO VÍCIO 

Comecei a me envolver com droga através de amigos. Não estava indo para a escola, comecei pegando loló, depois passei pra maconha, ai gerou crack Ai minha família tentou me dar apoio e eu não queria. Passava 3,4 dias sem ir em casa. Quando ia, era só pra comer e dormir. Ai, eu me deixei no mundo. Achei melhor tá na rua do que dando trabalho à família.
 
Eu me tornei moradora de rua porque eu passava de segunda a sexta fazendo programa, e nisso ficava usando droga. Nunca cheguei a ficar assim dormindo na rua não, mas morar eu morava; só não dormia, porque tinha medo, passava a noite me prostituindo e me drogando pra não dormir. Tinha medo de dormir; tirava assim um cochilo, negócio de 2 horas da tarde. Era lá na Federal. Lá nos carros, carro velho, dentro de ônibus, caminhão velho, debaixo de caminhão. Ai eu cochilava assim de tarde. Quatro horas, eu já tava me arrumando, já pra ir pra o ponto de novo me prostituir. 

UM POUCO SOBRE A DROGA


Comecei a usar droga, eu tinha meus 19 anos. E o que me aviciou mesmo e me fez sair de casa foi o crack.. Hoje eu tenho 24 anos. Eu não uso mais droga não. Tou a um mês sem usar. Só fumo cigarro normal e tomo cerveja de vez em quando. Eu tava envolvida com um rapaz, também usuário de droga e minha família não aceitava ele dentro de casa. Ai eu disse “se ele for pra rua, eu vou também”. Ai eu saí com ele pra fora. Ai, foi me trouxe pra cá. Eu fiquei aqui e ele foi embora.
 
Nunca cheguei a ser expulsa de casa; já saí por espontânea vontade minha mesmo, pra não dar trabalho a eles e por eles não terem concordado com meu ex- casamento, meu ex-relacionamento. Usei droga antes do casamento, mas ele já me influenciava também a usar, ele ia fazer usar pra me prostituir, pra usar mais ele. Eu vi que não dava certo, não ia ter futuro nenhum com ele, achei melhor partir pra outra. Ele sabia; ficava me esperando no ponto todo dia; eu que dava dinheiro a ele e ele que ia comprar a cola Eu me prostituía. -
 
Estudei até o Io ano. Meu pai era [...], minha mãe só vive tomando conta das minhas filhas... Minha mãe é dona de casa. Nunca faltou nada pra mim, graças a Deus até hoje. A família nada tem a ver com a droga; a família não. Ao contrário, eu agradeço a eles pela força que eles ainda estão me dando aqui, na hora que eu quiser voltar pra casa, eles estão de braços abertos, como minha família sempre disse, só que não quer eu no mundo das drogas novamente. Tem medo de eu aparecer morta, que é o que mais aparece hoje em dia. Quem se envolve com crack, sempre aparece morfa ou presa.

O COROA E A FILHA
 
O pai da mais velha das minhas filha, ele faleceu, era um coroa, [...] aposentado da [...], tá ai a pensão pra resolver. E o da mais nova, a vó dela é [...], só dá as coisas quando quer e minha mãe vive pela mais velha. É. E tem o meu padrasto também, que ele é [...]. Eu tinha 13 anos de idade, meu pai tinha um bar. Ai ele se agradou em mim, quis investir em mim, eu sempre fui interesseira, ai concordei. Ai pronto; ele faleceu, deixou a pensão da minha filha na justiça, foi agora recente que ele faleceu. Com 2 anos depois ele faleceu. Eu num cheguei nem há um ano, já fui logo pegando um bucho... Eu tinha 13, ele 57. A minha famflia apoiou; antes ele, do que chegasse e eu perder minha virgindade com um cara ruim...
 
Depois disso eu fui morar com ele. A família dele não concordou, a família dele nunca concordou, porque eu era nova. “Ah painho não pode não. Tá com uma menina nova, porque você pode ir preso, até como pedófilo”, e nada empatou de eu ficar com ele. Mas chegou um certo tempo que eu tava sentindo tanta vergonha dele, que ele ia me levar no colégio, que eu não quis mais ficar com ele, ai eu fugi de casa com um rapaz. Ai eu vim aparecer depois que ele já estava falecido.
 
Passei quase 1 ano com ele, engravidei dele. Criei minha filha com ele até com 1 ano de idade. Quando ela completou 1 ano de idade, eu fui embora mais outro rapaz. Ai ele ficou cuidando dela com a minha mãe, até hoje. Ele reconheceu. Minha outra filha foi de um relacionamento de um homem novo, de 20 anos, o negócio dele só era beber, não usava drogas, só beber e fumar mesmo. E também não deu certo, desgostei dele, de repente passou. Quando eu desgosto...

A IRMÃ EA RUA
 
Eu estava falando com a minha irmã, que ela também é usuária de crack... Ela não é moradora de rua. Ela mora na casa da minha mãe. A gente já saiu, já passou a morar comigo na rua. Ela foi primeiro do que eu morar na rua. Ai a gente ficou morando na rua, fazendo programa também na rua. E minha família não quer mais ela dentro de casa por causa dos erros que ela faz. Porque eu não roubava muito, mais me prostituía, meu negócio era mais me prostituir e ela era mais roubar, meter faca nos outros. Minha família não tava mais aguentando ela dentro de casa, ela é uma viciada. Eu graças a Deus eu sou uma ex, eu me considero uma ex-dependente química. E ela não, ela é ainda é uma viciada. Faz de tudo minha família para tirar esse vício.
 

A gente dormia juntas. Dormia no mesmo lugar. Ás vezes ela saia mais o namorado dela, porque ela tinha um namorado que concordava com os programas. Ai a gente se encontrava mais no ponto de fazer programa.
 
A DISCRIMINAÇÃO
 
A gente somos discriminados por a gente ser, o que a gente somos. Muita gente discrimina, não dá valor, não dá oportunidade. Eu acho assim que morador de rua, ex-dependente químico, ele tem direitos. De chegar ajudar a gente, chegar dar a apoio, de abrir as portas pra gente, porque a gente tá aqui pra recomeçar de onde a gente parou.
 
Estamos aqui pra pedir ajuda assim, pra continuar nossa vida. E pra gente não cair nas drogas e não voltar e ter um recaída era bom que todos abrissem a porta do emprego, investissem mais na arte, na cultura e assim vai... Porque quando a gente passa escondem a bolsa, a gente passa diz “uma prostituta”, ficam ali discriminando a gente dizendo “ a prostituta vai ali pro beco por 10,15 reais só pra usar o crack”.

A AJUDA DENTRO DO GRUPO
 
Não fosse a droga, eu estaria empregada, com as minhas filhas, com a minha família, com um casamento bom. Agora eu tô com outra pessoa vai fazer um mês, ele que tá me ajudando a sair das drogas, tá me dando apoio. Ele também era dependente químico, tá com um mês também que parou, depois que me conheceu, a gente se conheceu.
 
A gente parou. Assim eu to achando forças aqui e nele. Porque a gente sempre conversa, quando bate a abstinência em mim, bate nele, ai a gente senta conversa, ele pede pra mim não usar, eu peço pra ele não usar, ai gente acaba se entendendo e nós não usa.
 
O RESULTADO DA DROGA E A SAÚDE
 
A droga ela me ressecou toda por dentro, teve um momento que não tava podendo comer nada, ai eu fui, o que me passaram foi soro. Mas assim quando a gente chega no hospital com começo de overdose... Quando chega no hospital com começo de overdose, com algumas doenças através do crack, eles não fazem, deixam a gente sofrer um pouquinho, pra gente vê que a vida não foi feita de droga pra gente usar.
 
Cheguei lá com as minhas próprias amigas mesmo, que eu achava que eram amigas, mas na verdade eram só amigas pra ali mesmo no meio da droga, colegas mesmo a gente ali todo reunido usando, ai deu um branco em mim, aí eu desmaiei, aí quando eu acordei já tava lá no Pronto Socorro, já tava com o soro, injeção...
 
Na primeira vez eu fui bem tratada, mas na segunda vez eu não fui não. “Ah é um maconheiro qualquer deixa ai pra aprender, dá trabalho a mãe, dá trabalho a gente, é bom que morre logo” Disseram tudo isso. E já ouvi também muito da polícia. Quando a gente vai vê amigo morto ou uma pessoa conhecida morto que era envolvido com droga.
 
O RUEIRO E OS OUTROS
 

Tem pessoas assim que nem vocês, que ainda pensam em ajudar a gente, só que não tem como a ajudar a gente, porque a gente tem que primeiramente se ajudar.
Mas vocês também não podem ir abrindo porta de emprego pra gente. Eu vejo em vocês assim meninos que conseguiu na vida sem drogas, corajosos.
 
Esses filhinhos de papai, passando e olhando pra pessoa, filhos do cranco. Eu tinha raiva, xingava, filhinhos de papai...
xingava muito Eram pessoas que não olham pra gente, que olham com discriminação. Fico com raiva e muita. Porque a gente não tem a oportunidade que vocês têm, a gente não teve o ensino que vocês teve, porque vocês são mais bem sucedidos do que a gente.
 
UMA VIDA QUE PODERIA NÃO TER SIDO 

Teve é verdade, oportunidade que a gente mesmo jogou fora. Mas tenho raiva. É inveja... dispensei. Ah me arrependo. Hoje em dia se eu não tivesse usado droga era pra tá assim que nem vocês bem sucedida, com estudo né, com a família. Eu me arrependo muito. A gente tem que deixar. Tem o meu irmão. Ele já foi traficante, já foi preso e hoje em dias graças a Deus, primeiramente a Deus, hoje em dia ele é bem sucedido. Casou, trabalha fichado. Largou tudo que ele fazia antes e tá com um novo emprego.
 
Tudo é possível? Eu tenho esperança de mudar, de ter uma vida melhor. Do mesmo jeito que o meu irmão, que era pior do que eu. Era traficante e mudou a história dele, a vida dele. Porque que eu não posso mudar a minha? Ele usava e vendia. Se ele mudou a vida dele, que a vida dele tá melhor do que antes, porque a minha não? To me espelhando nele.
 
A QUALIDADE DO VOTO 

Votar, eu voto. Mas eu ainda estou sem documentos, mas eu voto. Porque hoje em dia até pra gente tirar novos documentos a gente tá sem oportunidade. Eu escolho por aquele que faz alguma coisa, pelo que faz alguma coisa pela cidade, pelas pessoas, que ainda ajuda, chega junto. Porque hoje em dia eu não vejo, não tenho um. Vou dizer assim, se eu tivesse com o meu título agora, se fosse a hora de votar em algum, não votaria em nenhum,porque eu não vejo nenhum fazer nada, só promessa. Porque era pra eles botar mais casa de recuperações, era pra... Porque tem tanto terreno vazio ai que... Da Caixa mesmo, pra prefeitura mesmo que não fazem uso, poderiam botar casas pra pessoas que moram na rua.
 
A MARCHA DA ESPERANÇA
 
Eu sinto esperança. De vocês mostrar, publicar e vê se alguém é capaz de fazer alguma coisa.
 
A educação a gente tem direito. Podia botar um professor que viesse pra cá ou arrumasse vaga pra gente no colégio que a gente também tem direito. Sobre a saúde, a gente poderia cada um, todos nós ter o cartão do SUS, a gente não tem. Ai como a gente não tem, a gente não é atendido ou é atendido pelo jeito que eles bem querem.
 
Tenho notícia do povo que viveu comigo. Teve uma aqui que mataram uma, porque tava roubando pra manter vício. Não tava mais conseguindo fazer programa de magra, de feia, porque a droga deixa a gente assim.
 

Eu tive notícia de que mataram uma que a gente andava sempre muito junta eu e ela. E eu tento evitar de saber deles, porque eu oro por eles, mas eu tento evitar. Porque isso me dói, me machuca saber que eu não posso está ali, sabendo que eles não tão tendo a oportunidade que eu tô tendo.
 
Eu tô tendo a oportunidade de dormir. Tenho água pra tomar banho, boa ou ruim tenho comida pra comer, eles não. Então eles não tão tendo isso. Tão lá no sereno, levando chuva, no relento, sendo maltratado pela população, pela polícia mesmo.
 
EU TENHO UM SONHO
 
Eu nunca pensei em felicidade não. Pra mim felicidade nunca existiu. Quando eu comecei a voltar a usar droga, a família acabou pra mim, saiu tudo desmoronando, os relacionamentos nunca davam certo, por causa, através da droga. Nenhum momento... Nem na hora que tava usando a droga. Porque eu usava e no mesmo tempo eu terminava de usar, ia chorar, arrependida. Mas como ela falava mais alto do que eu, era mais forte do que eu, ai eu voltava a fumar novamente.
 
Ah antes do crack eu era feliz. Tinha uma vida legal com a minha família, passeava, era uma famíl ia, né? A gente se reunia final de semana, saía pra pizzaria, ai eu era feliz antes do crack. Depois que eu comecei a usar o crack... Só tô sabendo o que é felicidade agora porque eu saí do crack.
 
Hoje eu me sinto feliz. Com todos os obstáculos que eu ainda estou enfrentando, discriminação ainda. Ah tem gente que passa por mim ah...família mesmo diz: “Eu não dou um mês que ela vai voltar pras drogas” e não dão nada por mim. É mais eu tô de cabeça erguida, tentando mostrar que eu vou conseguir pra aqueles que não deu nada por mim ou não deram, pra mostrar que eu vou conseguir tudo de volta. Que eu vou consegui meu sonho, realizar meu sonho, ser modelo. Meu sonho é ser modelo, linda e maravilhosa. Desde sempre eu tive esse sonho de ser modelo e eu vou conseguir.
 
UM APELO A FRATERNIDADE
 
Eu só peço pra pessoas que têm dinheiro, os filhinhos de papai, o povo que tem dinheiro, que ajude, que ajude os moradores de rua, e os... nem os aviciados, porque nem todos são ruim, nem todos estão ali pra roubar não, nem estão ali porque quer. Abram as portas de emprego, tirando da rua, dando alimentação...
 

Luiz Sávio de Almeida. Os grandes amigos também morrem: Anilda Leão

 

sábado, 14 de junho de 2014

Memória: Os grandes amigos também morrem: Anilda Leão





Texto publicado em Contexto de 22 de janeiro de 2012 em Tribuna Independente. Para este blog, estamos utilizando material digitalizado e com gerenciamento das imagens realizado por Kellyson Ferreira, com a coordenação do Professor Antônio Daniel Marinho.



Os grandes amigos também morrem
Luiz Sávio de Almeida

Acabo de chegar do cemitério. Ontem mesmo, eu soube do falecimento. Estava almoçando na estrada e a participação fúnebre foi realizada pelo Homero Cavalcanti e Ronaldo de Andrade em um posto de gasolina na área de Messias, antigamente chamada de Curralinho, coisa que o povo detestava. Os dois foram comprar picolé e me encontraram. Pesou! Mas continuei rindo, na companhia de duas amigas, com as quais fui visitar um assentamento.
 
Cheguei sorumbático em casa. Afinal de contas, Anilda Leão era uma referência de carinho em minha vida e eu acredito piamente que ela morreu. São 88 anos que se passaram naquele sorriso bonito.
 

Deles, fomos ligados pelo menos uns 40, até mesmo pela amizade que eu tinha com o Carlos Moliterno, seu esposo, e que foi inaugurada pelo Theo Brandão em sua casa, ao tempo uma construção solitária em um pedaço de praia que o próprio Theo batizou de Jatiúca, palavra indígena que significa carrapato.
 
Fomos confidentes: Anilda e eu. Pouca gente sabia da profunda intimidade que tínhamos; talvez seus filhos e alguns poucos amigos. Sabíamos particularidades, dessas que a gente diz: Nunca contei a alguém. Conversávamos pouco e raramente, mas quando a gente se via, abria-se a torneira do tempo.
 

Não vou falar'de sua presença no movimento feminista, nem sobre seus dotes literários, sua importância na vida de Alagoas. Quero somente falar do tradicional cumprimento dito - pé de ouvido - para ninguém ouvir. Eu a abraçava com força e soltava: “Diga, sua doida!” A resposta era infalível: “Diga, seu maluco!”
 
E precisava mais do que isso para celebrar um amor de amigo, cantigas de persistência medieval nas duas cucas alagoanas? Depois, quando havia espaço, a gente se afastava: “Você tá bem, amor?” Era um sim ou era um não; se era um não, vinha uma carícia na cabeça; se era um sim, o sorriso se abria em duas bandas de abacate sem caroço.
 
Eu nunca esqueci Anilda, tenho uma foto dela em meu escritório. Foi o Isaac, aquele que tirou a foto, bateu a chapa como se dizia. Assim que recebi o instantâneo, fui comprar um porta-retrato, dos baratinhos, para não estourar o cheque especial pois professor não pode comprar qualquer porta cara, especialmente quando porta um retrato. Estou partilhando a foto com vocês; gostaria que notassem quanto a protejo e quanto ela se aninha, uma Sinhá Aninha, uma sianinha em minha vida.
 
Não fui vê-la no caixão. Fiquei de longe. Sentei numa cadeira, dentre muitas cansadas de bundas que veloriorizaram naquelas capelas. Egoisticamente, pensei na minha própria morte e no quanto deve ser chato a gente ser enterrado. No meio do  assuntamento, procurei pela música que eu gostaria de cantar, um defunto alegre e ao mesmo tempo resistente. Lembrei de um frevo que eu costumava sair pulando no carnaval, com uma garrafa de cachaça pendurada na cintura e uma chupeta furada no gargalo. Veio à cena, o velho bloco Barril de Óleo em Palmares, Pernambuco. O frevo dizia assim - e te juro sua doida, que cantei para você ao ver passar aquela caixa de madeira onde lhe guardaram
 
Eu não vou, 
vão me levando 
Vão me empurrando 
E desse jeito, eu tenho que ir,
 Vocês vão me desculpando 
Mas eu não vou,
Vão me levando!
 
Eu quero ser enterrado na folia. A Zana Vilela tem todas as instruções; ela sabe tintim por tintim como quero meu enterro; passei uma tarde de cerveja dizendo a ela e ela rindo do protomoribundo. Mas, não havia razões para estar de gargalhada, não havia mesmo! Espero que mesmo rindo, ela tenha tomado nota. Faltou assentar uma coisa no papel. Assim que eu desencarnar (expressão que você gosta, Anildinha) ou desossar como prefiro, quero ser recebido por você devidamente pastorizada mas de azul. Azul é o céu, azul é o mar, azul é a Anilda que nós vamos coroar. E por falar a verdade, nem sei se você é do encarnado.

Ana Lúcia de Moura Bernardino. A conversa da militante Ana, casada com Piu

 

sábado, 14 de junho de 2014

Um casamento homo no sertão das Alagoas




Texto publicado em Contexto de 1 de janeiro de 2012 em Tribuna Independente. Para este blog, estamos utilizando material digitalizado e com gerenciamento das imagens realizado por Kellyson Ferreira, com a coordenação do Professor Antônio Daniel Marinho.



A conversa da militante Ana, casada com Piu

Ana Lúcia de Moura Bernardino



Eu sou Ana Lúcia de Moura Bernardino, há mais de 6 anos trabalhando com o movimento homossexual em Delmiro Gouveia. Começamos com um grupo pequeno. Já estamos na sexta parada da diversidade sexual do Alto Sertão. Há um número muito grande de homossexuais em Delmiro Gouveia e precisam de ajuda. O grupo existe por isso em Delmiro.
Eu venho de longe na militância Venho do PC do B, vem dentro de partidos políticos, e depois fui para o PSB. Atuei muito tempo no Movimento Sem Terra. Trabalhei muito dentro de movimentos. Meninos e meninas de rua em Maceió...
 
A vida pessoal
 
Nunca fui casada mais sou mãe de dois filhos; tenho um biológico e dois adotivos.
 
O biológico é André Luís de Moura. Já sou vó. Ele já tem 23 anos. Tenho uma netinha, a Mariana, de 4 aninhos. Tenho Naiara, 18 para 19 anos e Andréa Eduarda com 9 anos. A Andréa Eduarda eu peguei já tinha 9 meses de vida quando eu peguei para criar, eu e minha companheira; e a Naiara tinha 9 anos.
 
O início de seu relacionamento com Piu Piu era muito nova. Já era lésbica. Eu também tinha vivido alguns relacionamentos. O último meu foi com Gilvânia. Foram 7 anos. A gente terminou e conheci Piu; da era adolescente. A gente se conheceu por acaso em barzinho e foi se relacionando, vendo que existiam afinidades até que a gente decidiu morar junta.
 
Já tem 16 anos que a gente está junta, que a gente formou uma família de verdade, porque a gente estruturou a nossa casa, criamos nossas filhas dando a elas o que melhor a gente pode dar. É um relacionamento estável, bom, com acertos e erros, como qualquer relacionamento, mas há uma cumplicidade muito grande. E a gente pensa e vai conversar e conseguimos construir esse lar e mostrar que uma família não só se ela for heterossexual, se tiver papai e mamãe.
 
A formação de uma família As pessoas me perguntam muito a reação de meu filho, de André, em relação a viver com outra mulher porque ele acompanhou isso de pequeno. As pessoas questionavam muito que ele seria homossexual. Eu era homossexual, então meu filho também seria. E eu sempre deixei muito aberto para o André. “Olhe, André, existem 4 coisas que uma mãe não escolhe para um filho e um filho não escolhe para a máe: a opção sexual, futebol, religião, profissão. Isso são coisas que é você que vai determinar, como mainha vai determinar para a dela”. E ele encarou numa boa. Até hoje, meu filho é o maior parceiro. No meu casamento, foi ele quem entrou comigo. Respeita a minha companheira. A relação é muito boa. A gente conseguiu formar uma relação boa entre meu filho, minha neta, minha nora, minhas filhas e construir de fato uma família. 16 anos que a gente batalha junta, e somos felizes.
 

O velho preconceito
 
Na época que a gente tornou isso público, foi difícil para muita gente, inclusive para a mãe, para a família da minha companheira, que não tinha uma preparação, que ainda tinham muitos preconceitos arraigados e, assim, ainda não aceitavam com facilidade. Achavam que por mais que a gente tivesse uma relação, deveria ser fechada, uma relação que a sociedade não soubesse que a gente vivia junta como marido e mulher.
 
Até hoje, muita gente às vezes se choca e dizem assim: “É sua irmã? É sua amiga?” E eu sempre faço questão de dizer: “Não, é minha companheira!”. E ela também. “Companheira como?” “Minha mulher, minha companheira”. Eu e Piu, a gente conseguiu assim, durante esses anos, quebrar um tabu em relação a: “Quem é o homem das duas? Você é o homem? Ela é o homem?” Inclusive todo mundo esperava no meu casamento, a Piu de terno. Esperava que Piu entrasse de terno e eu de vestido de noiva.
O sucesso foi justamente quando todo mundo viu Piu vestida de noiva. Eram duas noivas e não um noivo e uma noiva. E a gente vê que isso vem de anos. É uma história, uma concepção de que a mulher lésbica, uma reproduz o papel de homem e a outra o papel da mulher. E havia cenas muito engraçada, com a minha companheira quando as pessoas iam chamar Piu diziam: “Ele ou ela?” E eu e Piu sempre fazíamos questão de dizer: “ela, não é ele, é ela”. Nós somos duas mulheres que se amam, e não um homem e uma mulher. E isso foi chocante, assim, o vestido...
 
As pessoas diziam assim: “Piu tirou seu brilho, Ana”. Porque realmente chamou atenção. As pessoas não estavam tão acostumadas a ver Piu tão feminina, mas eu acho que é isso, a gente tem que quebrar esse tabu e a sociedade, graças a Deus, que Delmiro está um passo a frente. A sociedade ainda existe muita máscara. Existe aquela sociedade hipócrita que diz que nos aceita, mas na verdade não • engole, tem medo. Acho que é medo de se misturar, mas a grande maioria e, por incrível que pareça, eu acho que a sociedade mais pobre realmente, aquela com menos... Que eu não esperava, com menos cultura, é a sociedade que realmente nos aceita.
É a sociedade que nos dá apoio. É a sociedade que nos parabeniza pela
nossa união, pelo nosso casamento, pela convivência.
 
As coisas mudam

 

Então Delmiro evoluiu muito. Delmiro, quando nós começamos era muito mais difícil e hoje há uma facilidade em se aceitar. E eu acredito também que é pela questão do respeito que a gente impõe, porque eu sempre digo assim: “Se você não se respeita, se você não dá respeito, você não vai ter esse respeito de torna”. Eu acho que se as pessoas aprenderem a respeitar, elas também vão ser respeitadas.
Agora, há lugares, como Paulo Afonso, a gente viu que uma homofobia internalizada muito grande... Externalizada, nem é internalizada porque eles demonstram mesmo que não aceitam, mas que eu acho que a luta é isso. É você dizer: “Estouou aqui, vim para essa relação, tenho meu direito de vivenciar essa relação. Eu não estou para chocar e sim porque ser feliz com a minha companheira e, então, viver a vida, erguer a cabeça e partir para frente”. Eu vejo dessa forma. Então são 16 anos de convivência e de luta, principalmente contra o preconceito.
 
O trabalho com homossexuais

 

O GLAD foi criado em 2004.
 
Partiu de uma conversa minha com uma ex-companheira. Ela tinha saído para arrumar emprego numa casa de família aqui em Delmiro como babá, e a mulher rejeitou de uma forma humilhante, dizendo que achava que ela poderia bulir com as filhas dela, aliciar as filhas dela. Isso me chocou. Eu já trabalhava. Era uma pessoa que tinha meu trabalho fixo, e me chocou a ideia de que outras mulheres poderiam sofrer e estavam sofrendo as mesmas conseqüências: não trabalhar, não estudar, não participar de nada pelo fato da sua orientação sexual. A gente sentou com um grupo de pessoas, também gay e que também tinham sofrido algum tipo de preconceito, e resolvemos fundar um grupo em Delmiro Gouveia que fosse para rua falar sobre esse preconceito.
 
E foi aí que a gente conheceu em Maceió o Marcelo Nascimento, que nos orientou, de forma que a gente consegui formar esse grupo. Em 2006, surgiu a ideia de fazer a primeira parada da diversidade em Delmiro Gouveia. Confesso que a gente tinha medo.... Eu lembro que os meninos diziam: “Mas Ana atrás do trio não vai uma pessoa, porque quando o pessoal ver que é uma parada de gay, ninguém chega perto”. E eu dizia: “Mas vai estar eu lá, sozinha, com a bandeira do arco-íris e gritando”. Aí os meninos diziam: “Não vai não, estou com medo”. E a gente passou uma pressão de medo, de susto de como é que seria aceito 

A PARADA GAY DO DELMIRO
 
E eu lembro que a primeira parada que eu subi no trio, chorei, porque quando olhei para baixo que vi tantas pessoas dando apoio, confesso que foi uma emoção muito grande.
 

E daí, o grupo foi se consolidando, vendo que o movimento gay não se resumia apenas a fazer uma parada, mas sim também a realizar seminários, a discutir a questão da prevenção, a discutir a questão de direitos. Em 2007, a gente fez a segunda parada. Eu acho que o momento que marca a parada de fato é 2008, porque a gente atingiu um público inesperado. Caravanas de outros lugares começaram a se dirigir para Delmiro Gouveia.E a parada de Delmiro Gouveia começou a ser falada não por nós, mas pela imprensa de todo o Estado, que era a melhor do Estado de Alagoa. Até hoje Delmiro continua com o nome de melhor parada e assim não a gente, mas segundo o próprio movimento de Maceió, a parada de Delmiro supera Maceió em organização, em preocupação com as questões sociais.
 
A gente tem tentado, de 2008 para cá, dar um caráter mais político a parada. A gente, agora em 2010, levou três artistas caracterizados com pinturas, como que tinham levado porrada, pancada, para mostrar a questão da homofobia, do preconceito contra os gays. Então a gente tem tentado dar a essa parada um caráter de manifestação. Esse ano, a parada de Delmiro pretende usar muito mais palavras de ordem, muito mais grito de ordem, falar mais sobre esse preconceito. A gente sabe que homossexuais continuam sendo assassinados. Recentemente, não tem um mês, não tem um mês, uma companheira nossa, colega da gente aqui de Delmiro Gouveia foi assassinada ali na feira de Piranhas com facadas. Faleceu. Era uma lésbica, inclusive conviveu comigo em minha casa. Passou um tempo com a gente em casa, mas aí ela foi assassinada na feira de Piranhas. Então a gente vê que esses crimes, eles continuam acontecendo. O crime contra a lésbica, contra o gay, ele continua. Contra travesti, essa é muito mais perseguida porque ela dá mesmo a cara à tapa, é muito mais agredida.
 
Retomando ao casamento

 

A parada em Delmiro Gouveia, o GLAD, tem essa preocupação de manifestação. Um momento em que a gente está ali dizendo que temos direito e que temos que exercer esse direito. O meu casamento depois de 16 anos foi uma forma também de dizer que esse é um direito da gente. O direito de a gente formalizar nossa união. As pessoas têm que entender que a união estável entre casais homossexuais não é uma coisa assim tão simples, não é: “Ah, eu vou viver com você hoje e amanhã vira oba-oba vou me casar”. “Ah fulano vai se casar”. Há todo nível nacional. A gente tem um respeito a nível nacional dentro da ABGLT, dentro da ABL e dentro da LBL; dentro de todas as associações nacionais, a gente tem se destacado e tem mostrado que a gente quer realmente fazer um trabalho sério em Delmiro Gouveia. A surpresa na nacional é que nós somos uma cidadezinha lá no sertão, mas que tem mostrado trabalho.
 
O pessoal de Maceió, principalmente nos setores públicos, na área de direitos humanos, na área de prevenção, admira nosso trabalho, respeitam o nosso trabalho. A gente conseguiu esse patamar, inclusive causando inveja em outras ONGs, sabe? E faço questão de quando vou para os eventos... Vou até com chapeuzinho de couro e dizer: “Sou nordestina sim, sou sertaneja sim”.
 

É muito importante e eu tenho muito orgulho quando eu vou
para um evento fora, em Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e que eu vou para uma tribuna falar sobre o nosso trabalho e digo: “Sou sertaneja sim, sou do sertão, sou de terra de cabra macho sim, mas também sou mulher macho, sou mulher de luta, sou mulher guerreira”. E eu acho que é muito importante. Eu acho que é justamente esse sangue sertanejo que me dá força para lutar, que me diz: “Sou capaz de vencer”.
 

A gente sabe que realmente o sertão predomina o machismo. A gente sabe que não é fácil. Ter um trabalho desses aqui no sertão não é fácil. E eu diria assim... Eu tenho muito orgulho de ser sertaneja e muito orgulho de fazer esse trabalho aqui no sertão de Alagoas. Eu já fui convidada, não só por um movimento, não só por um, eu fui convidada por movimento em Maceió, fui convidada por movimento fora do estado de Alagoas, para ir embora, me arrumavam um emprego, para eu ir embora trabalhar o movimento social em outros estados. E eu disse não, do sertão eu não saio.
 
É lá que eu quero realmente fazer o meu trabalho. Eu sou do sertão, vou morrer no sertão e quero continuar o meu trabalho no sertão, porque eu me sinto Ana Moura dentro do sertão. Eu não quero ser Ana Moura fora do sertão. Eu acho que é muito importante e realmente dá uma certa ênfase de ser esse trabalho no sertão. A gente viu na conferência agora em Santana do Ipanema, (onde se falava que o sertão vem tendo um trabalho de conscientização, de combate a homofobia e o quanto é importante que esse trabalho esteja vindo do sertão para a capital, então eu acho que é muito importante isso.
 
Felicidade de um casamento um trabalho e você não ter essa estrutura, esse recurso humano. Eu estou com uma gama de jovens gays em Delmiro Gouveia; absurdo o número de jovens gays que tem em Delmiro Gouveia. E estão todos aí, perdidos, desorientados, precisando de um apoio psicológico para se entenderem. A gente vê enquanto grupo o que é preciso... Precisamos de um advogado no grupo por quê? Acontecem casos de que? De homofobia, de discriminação...
 

As travestis nossas participam de capacitações em Salvador, Aracaju, em vários outros estados. Eu, enquanto lésbica, tenho me capacitado a nível nacional e levando os outros. Eles têm que estar capacitados e aptos. Então é isso. A gente tem essa preocupação em capacitar e formar novas lideranças. Ana Moura não vai existir para sempre e eu acho que o caminho certo é esse: é a formação de novas lideranças dentro do GLAD, que continuem esse trabalho e que esse trabalho se torne cada dia mais respeitado. O GLAD hoje, graças a Deus, é respeitado a um processo jurídico para que você realize uma cerimônia homossexual.
 
Você tem que dar entrada na vara de família; você tem que ir ao fórum; você tem que pedir um parecer jurídico à juíza para que você consiga esse parecer; você tem que comprovar que você tem anos de existência, de relação estável, que vocês vivem juntas há um determinado tempo; vocês têm que ter ou conta conjunta ou contrato de aluguel; testemunhos de amigos. Quer dizer, há todo um aparato para que essa cerimônia se realize. E que eu acho que isso é muito importante que haja.
 
PENSANDO NO FUTURO
 

Hoje o número de sócios do GLAD chega a uns 160, mas participar das atividades mesmo, eu acho que hoje a gente tem 25 pessoas que estão na luta, que quando a gente diz assim: “Vai ter uma capacitação, vamos participar. Vamos fazer hoje uma atividade”. Então a gente tem em torno de 25 pessoas dispostas a darem o sangue na hora que realmente precisa. Quer dizer, recentemente a gente ganhou aí um terreno. Vamos entrar agora na luta da construção da nossa associação de sede própria. Já temos a infraestrutura da sede e vai ser muito melhor com essa sede, porque a gente vai poder começar um trabalho mesmo como a gente sonha fazer.
 
Um trabalho onde a gente tenha psicólogos dentro do GLAD, onde a gente tenha advogados. Porque, veja bem, não adianta você terum trabalho e você não ter essa estrutura, esse recurso humano. Eu estou com uma gama de jovens gays em Delmiro Gouveia; absurdo o número de jovens gays que tem em Delmiro Gouveia. E estão todos aí, perdidos, desorientados, precisando de um apoio psicológico para se entenderem. A gente vê enquanto grupo o que é preciso... Precisamos de um advogado no grupo por quê? Acontecem casos de que? De homofobia, de discriminação...
 
As travestis nossas participam de capacitações em Salvador, Aracaju, em vários outros estados. Eu, enquanto lésbica, tenho me capacitado a nível nacional e levando os outros. Eles têm que estar capacitados e aptos. Então é isso. A gente tem essa preocupação em capacitar e formar novas lideranças. Ana Moura não vai existir para sempre e eu acho que o caminho certo é esse: é a formação de novas lideranças dentro do GLAD, que continuem esse trabalho e que esse trabalho se torne cada dia mais respeitado.
 

O GLAD hoje, graças a Deus, é respeitado a  nível nacional. A gente tem um respeito a nível nacional dentro da ABGLT, dentro da ABL e dentro da LBL; dentro de todas as associações nacionais, a gente tem se destacado e tem mostrado que a gente quer realmente fazer um trabalho sério em Delmiro Gouveia. A surpresa na nacional é que nós somos uma cidadezinha lá no sertão, mas que tem mostrado trabalho.
 
O pessoal de Maceió, principalmente nos setores públicos, na área de direitos humanos, na área de prevenção, admira nosso trabalho, respeitam o nosso trabalho. A gente conseguiu esse patamar, inclusive causando inveja em outras ONGs, sabe? E faço questão de quando vou para os eventos... Vou até com chapeuzinho de couro e dizer: “Sou nordestina sim, sou sertaneja sim”.
 
É muito importante e eu tenho muito orgulho quando eu vou para um evento fora, em Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e que eu vou para uma tribuna falar sobre o nosso trabalho e digo: “Sou sertaneja sim, sou do sertão, sou de terra de cabra macho sim, mas também sou mulher macho, sou mulher de luta, sou mulher guerreira”. E eu acho que é muito importante. Eu acho que é justamente esse sangue sertanejo que me dá força para lutar, que me diz: “Sou capaz de vencer”.
 
A gente sabe que realmente o sertão predomina o machismo. A gente sabe que não é fácil. Ter um trabalho desses aqui no sertão não é fácil. E eu diria assim... Eu tenho muito orgulho de ser sertaneja e muito orgulho de fazer esse trabalho aqui no sertão de Alagoas. Eu já fui convidada, não só por um movimento, não só por um, eu fui convidada por movimento em Maceió, fui convidada por movimento fora do estado de Alagoas, para ir embora, me arrumavam um emprego, para eu ir embora trabalhar o movimento social em outros estados. E eu disse não, do sertão eu não saio.
 

É lá que eu quero realmente fazer o meu trabalho. Eu sou do sertão, vou morrer no sertão e quero continuar o meu trabalho no sertão, porque eu me sinto Ana Moura dentro do sertão. Eu não quero ser Ana Moura fora do sertão. Eu acho que é muito importante e realmente dá uma certa ênfase de ser esse trabalho no sertão. A gente viu na conferência agora em Santana do Ipanema, (onde se falava que o sertão vem tendo um trabalho de conscientização, de combate a homofobia e o quanto é importante que esse trabalho esteja vindo do sertão para a capital, então eu acho que é muito importante isso.