quarta-feira, 24 de junho de 2020

Itajaciara Barbosa da Silva. O EFEITO DA PANDEMIA COVID-19 NOS TERRITÓRIOS INDÍGENAS



O EFEITO DA PANDEMIA COVID-19 NOS TERRITÓRIOS INDÍGENAS

Itajaciara Barbosa da Silva

Enfermeira, Especialista em Saúde Indígena, índia Xucuru Kariri/Aldeia Boqueirão-Palmeira dos Índios 


Este material foi remetido pelo Professor Dr. Amaro Héli0o Leite da Silva

E de repente os cantos, os toantes, os torés não ecoaram mais, e as comunidades ficaram sem entender por que tudo parou, e todo modo de vida precisou ser mudado. As danças, as rodas de toré embaixo da árvore ou no centro das aldeias, os abraços apertados aos parentes que chegam nas aldeias não podem mais acontecer, e por que tudo isso? O silêncio começou a invadir os territórios indígenas e, de repente, no meio do silêncio, um choro ecoou: a notícia do primeiro parente infectado e morto por uma doença que ninguém conhece. Um choro solitário, pois precisava chorar distante, uma dor dilacerando famílias e ainda sem entender por que tudo isso estava acontecendo. E logo a notícia se espalhou e todos começaram a se resguardar, nossos anciãos não podem sair de casa,nem para fumar uma chanduca, não podem fazer uma roda com os jovens e contar suas histórias, não podem entoar um canto para iniciar uma roda de toré, pois eles são alvos fáceis para essa doença tão terrível.
A pandemia de Covid-19 é devastadora. Ela influi diretamente no modo de vida das pessoas e nas comunidades indígenas, é absolutamente impactante. Os indígenas tem seu próprio modo de vida e organização social, não é algo simples adentrar em uma aldeia e dizer que eles não podem mais sair, e que precisam permanecer dentro dos seus territórios para se proteger de uma doença onde a contaminação se dá através do contato de pessoa a pessoa, o aperto de mão, o espirro e que todos precisam usar máscaras caseiras e ficarem dentro de suas casas.
São complexas algumas determinações para as pessoas que vivem nas aldeias, quando a realidade delas diverge completamente da realidade das pessoas que vivem nas cidades. Podemos citar exemplos de aldeias onde moram em uma casa ou em uma oca famílias com mais de 11 pessoas que, caso um membro da família venha ser afetado por essa doença, ou seja, contaminado pelo coronavírus, como isolar essa pessoa dos demais membros em um quarto quando a casa possui apenas 4 cômodos ou a oca tem apenas os pilares para armar as redes e todos dividem o mesmo espaço?
No Brasil, existiam mais de 5 milhões de indígenas, vivendo tranquilamente em suas aldeias, com seus ritos e costumes, fortalecendo suas culturas, mas infelizmente outras epidemias como sarampo e a gripe, trazidas pelos invasores portugueses em 1500, dizimaram muitas dessas etnias.
Hoje, a pandemia do coronavírus está sendo mais uma dessas ameaças à cultura dos povos indígenas. Estamos vivenciando uma mudança, algo novo – um vírus que isola pessoas e que ficar longe de quem elas amam é uma prova de amor –, onde estamos percebendo as dificuldades, nas comunidades, das pessoas permanecerem distantes uma das outras no chamado distanciamento social, isolamento social ou quarentena.
 O costume das rodas de conversa nos terreiros das casas dos parentes é simples, mas prazeroso, isso faz parte do modo de vida dos indígenas. Algo preocupante também é a subsistência; ou seja, como trazer o alimento, principalmente quando uma grande parte vive do artesanato e precisa ir vendê-lo nas cidades, outros trabalham em outras cidades e estados e com essa pandemia a maioria deles está retornando para suas aldeias devido ao desemprego. Esse fator preocupa a todos, pois não sabemos se de fato esse indígena está infectado ou não, pois mesmo com a realização dos testes rápidos existe o tempo correto para a testagem positivar. 
A vulnerabilidade sociodemográfica e sanitária nas comunidades indígenas é muito grande. Os povos indígenas são altamente vulneráveis às infecções respiratórias (Ruche et al.,2009). Mesmo fora de períodos endêmicos, as infecções respiratórias são causas importantes de morbimortalidade em populações indígenas.
Os costumes tradicionais dos povos indígenas contribuem para que os alimentos ingeridos nas aldeias não ofereçam a quantidade de nutrientes necessária para que eles tenham uma imunidade adequada para combater uma doença como essa. Por isso, é necessário a adoção, por parte do governo federal, de medidas mais adequadas para apoiar os povos indígenas.
Atualmente, são 305 povos indígenas, falando 274 línguas (IBGE 2010), residindo nos mais remotos lugares, com difícil acesso ,em municípios com precária estrutura de serviços de saúde, o que exige uma articulação entre as instâncias municipal, estadual e federal para assegurar que os casos de média e alta complexidades ou de maior gravidade obtenham respostas coordenadas entre essas instâncias, com agilidade  e com aporte suficiente de recursos para a remoção do indígena para uma unidade de saúde mais bem estruturada.
Diante dos diversos desafios, um fator agravante nessa pandemia é a sensibilização das comunidades para cumprir o isolamento social: nas comunidades que não foram afetadas ou até mesmo naquelas que já foram afetadas, ainda há indígenas que não acreditam que é um vírus mortal e que pode dizimar uma aldeia inteira, caso ele adentre esse território devido à grande vulnerabilidade existente nas comunidades.
As redes sociais se tornaram a comunicação preferencial dentro das aldeias onde se consegue algum sinal de internet, e assim se acessa as orientações e as notícias de como está o comportamento do coronavírus no Brasil e no resto do mundo.
Muita mobilização está acontecendo para ajudar as aldeias em todo Brasil, os movimentos indígenas estão se articulando em todos os espaços. A maioria das aldeias realmente fechou suas entradas e saídas, isolando-se do resto do mundo. Contudo, isolar-se sem ter alimentação aumenta a possibilidade do aumento de outras doenças como a desnutrição pela falta de alimentos. A preocupação de todos que vivem nas aldeias nesse momento é manter as aldeias protegidas,evitando a entrada de visitantes, e onde a doença já estiver presente, cuidar do paciente para que seja curado e não precise ir para hospitais, pois nesse estágio a maioria dos leitos está ocupada em grande parte dos municípios e dos estados brasileiros.
Também, não podemos nos esquecer dos nossos profissionais de saúde que estão na linha de frente trabalhando arduamente dentro das aldeias: muitos estão sendo contaminados e infelizmente também estamos perdendo alguns deles, e isso implica diretamente na assistência aos indígenas, principalmente nas aldeias onde há difícil acesso. Precisamos permanecer vigilantes e adotar as medidas de prevenção preconizadas pelo Ministério da Saúde. 
As mudanças são desafiadoras, mas nesse momento necessitamos defender a saúde e a existência dos povos indígenas, povos donos de uma riqueza cultural extraordinária, povos guardiões das florestas, anciãos, parteiras, benzedeiros, todos ricos de uma sabedoria e que mantém viva sua cultura através de suas tradições.
Essa pandemia vai passar e, com fé em Deus e na força dos encantados, nossos cantos serão entoados, iremos dançar nosso toré, pisando forte e ligeiro, numa grande roda, sentindo toda a força que emana da mãe terra,  agradecendo à mãe natureza a conquista do fim dessa doença terrível no Brasil e no mundo. E mostraremos a todos que apesar de todas as dificuldades, ser indígena é ser resistência.