terça-feira, 12 de maio de 2020

Manu Cafu, A pandemia na periferia. Memória da pandemia nas Alagoas


A pandemia na periferia
Manu Cafu


Quem diria, até que ponto isso chegaria, não só o Brasil mas quase o mundo inteiro sendo refém dessa pandemia. 

Eles dizem fiquem em casa, pratique o isolamento, mas pra quem come do próprio suor acostumado de barriga cheia, não se acostuma com a barriga cheia de vento. 

Essa é a era dos colapsos, colapsos funerário, colapsos na saúde pública, humanidade em colapso daí fica minha pergunta, e de todos esses colapsos de quem será a culpa? 

Álcool em gel constantemente, a recomendação é lavar bem as mãos, mas pra quem mora na periferia o valor do álcool em gel já equivale ao de uma refeição.

 Só quem convive sabe não vá pensando que é brincadeira ou enfeite, quando eu digo que na periferia falta muitas das vezes desde a informação até o sabonete.

 Um metro de distância, esse aí é o recomendado, diz isso pra quem precisa acordar cedo, enfrentar o transporte público e ir em pé em um ônibus lotado. 

E aí já lavou mãos? Distanciamento, isolamento esse aí é o roteiro, mas muita gente não cumpre o seu papel pois nas torneiras não chega uma gota d'água durante o dia inteiro.

 E assim nós vamos cumprindo a risca os mandamentos, pois sabemos que isso é apenas um elemento a mais da dor em que já vivemos.


Mano Cafu,  como é conhecido nas periferias de Maceió, está no movimento Rap desde o ano de 2013. Escolheu o gênero rap por se identificar com as letras cantadas por vários artistas, com influências como Racionais, Invasor, a família entre outros. Mano Cafu escreveu sua primeira letra em 2013 de nome "Esteja em paz" dedicada a um amigo vítima da violência dos bairros periféricos de Maceió. Mano Cafu, trabalhador, pai do pequeno Ícaro Mateus de 1 ano e três meses, já participou de vários projetos juntamente com outros artistas locais, entre eles D2, Conexão CAIC, Bruno Júnior, Brow L, entre outros, no qual cada um se junta e cada um expressa sua linha de pensamento, as famosas cyphers. O rapper, que diz ter parado com as batalhas de freestyle, já participou de algumas batalhas que ocorrem por Maceió, entre elas a batalha do formigueiro que já foi campeão algumas vezes, batalha do Banks, e uma batalha em especial que ocorreu no posto sete, valendo entrada pro show do Emicida no qual Mano Cafu terminou ganhando em primeiro lugar, mas infelizmente o show não ocorreu. Sua música de mais sucesso chama se "Ideia de bandido" que conta com mais de 189 mil visualizações no YouTube, onde ele retrata o que se passa nas periferias de Maceió, música essa que foi gravada no Studio QG dus Manos assim como a maioria das outras suas músicas.

Projeto Memória da Pandemia nas Alagoas
Coordenação
Luiz Sávio de Almeida e José Carlos Silva de Lima
O blog pode concordar ou não, em parte e no todo, com a matéria publicada
Nosso objetivo é deixar um painel diversificado sobre a pandemia nas Alagoas
Will Grind coordenou os MCS